terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ano Novo!! Só se vc quiser....

Bom...2011 agora já é história...esta semana começam os tradicionais desejos de um ótimo 2012...Estava pensando em seguir esta linda tradição...quando vi uma tirinha da Mafalda (personagem que particularamente adoro) dê uma olhada:

Bom..então...nós do Errar Humanas desejamos que em 2012 você seja perseverante nos seus objetivos, que tenham amigos que lhes apoiem.... saúde pra trabalhar e estudar muito....familiares que sejam compreensiveis com suas faltas...

Enfim..que vcs realizem todos os seus desejos e que 2012 seja um ano que maravilhoso!!!
Façam um 2012 maravilhos!!!

Estaremos aqui com vcs!!!

bjus!!
Day e Rose

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Natal













Nós do blog Errar é Humanas desejamos a todos um FELIZ NATAL cheio de alegria , esperança , amor , união ... ... ... ... ...

domingo, 11 de dezembro de 2011

Produtos e Objetos do Portal do Professor



Geografia:


Fernando de Noronha
Férias chegando...Que tal fazermos uma viagem virtual pelo nosso Brasil?!!!!
Muitas pessoas , quando pensam em viajar , sempre se lembram dos roteiros internacionais e se esquecem da riqueza natural e histórica que possui nosso país.Este vídeo tem como objetivo mostrar um pouquinho de Fernando de Noronha , um dos santuários ecológicos mais preservados do mundo...Vale a pena conferir!!!















H
istória

Energia Nuclear
A energia nuclear não foi idealizada para fins bélicos, entretanto após a Bomba Atômica é normal que os alunos automaticamente liguem a energia nuclear com destruição. Este vídeo ajuda a mostrar outras utilizações desse recurso. Além disso devemos refletir se o problema na humanidade está no avanço tecnológico ou na falta de ética das pessoas que tem acesso a isso. É nesses momentos que questiono as politicas publicas que priorizam a educação tecnicista, ao esquecer do lado humano causamos desastres, como o que ocorreu no Japão em 1945.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34831

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira recebe Selo Escola Solidária






O Selo Escola Solidária foi criado em 2003 com o objetivo de identificar, reconhecer e fortalecer projetos de cidadania. Ele é realizado em parceria com o MEC, Consed (Consenho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.
Participam escola de educação básica, públicas e particulares, em todos os estados brasileiros, já foram reconhecidas 23.688 escolas e este ano nossa escola recebeu este selo.
O Projeto que nos rendeu este selo foi desenvolvido a partir do interesse dos alunos do 9º ano em auxiliar a escola. Através da parceria com a Polícia Militar e o projeto JCC (Jovens Construindo a Cidadania) os alunos levantaram junto a comunidade escolar algumas necessidades e organizaram planos de ação.
Dois deles merecem destaque:

Organização do recreio:

Os alunos se revezavam em turnos, auxiliando na organização das filas, fazendo um trabalho de conscientização sobre desperdício de alimento, limpeza do local, entre outras coisas.

Aulas de reforço:

Com o intuito de elevar o IDEB da escola eles se reuniram e após as aulas fizeram grupos de estudo, onde os alunos mais adiantados auxiliavam os colegas, não apenas em Matemática e Português, mas também em outras disciplinas.

Além destas atividade, houve intensa participação destes alunos em diversos outros eventos como a banda, teatro e orquestra. É notável a responsabilidade e cooperação destes alunos para com a escola e a comunidade. (Como pode ser visto nas postagens anteriores deste mesmo blog).

Gostaríamos de parabenizar a escola e os alunos pelo excelente trabalho, a escola conseguiu atingir o objetivo da educação, não apenas uma formação acadêmica, mas uma formação cidadã.


As experiências das escolas vencedoras estão no site www.seloescolasolidaria.org.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sugestão de leitura=> Série:As crônicas dos Kane




Os alunos sempre mostram grande dificuldade no estudo de História. Sempre acreditei que isso acontece por um desinteresse em relação ao passado. Os alunos são do hoje. Desafio: como fazer com que eles se interessem. Nesse caso utilizo coisas do cotidiano deles hoje, mas que fazem referências ao passado. Nesse ponto filmes, livros e games são um ótimo caminho.
Mitologia nórdica após o filme Thor virou o principal tópico de debate. Renascimento após o filme Código Davinci também. A divina comédia passou a ser assunto de interesse para os alunos que queriam entender o game Dante's Inferno.





Recentemente o autor Rick Riordan lançou uma coleção baseada em mitologia grega: Percy Jackson e os Olimpianos. Pronto, o conteudo sobre a Grécia que podia ser explicado em 5 aulas, passei a utilizar 10. Ótimo, as vezes temos que ser flexíveis, usar o interesse deles. Interesse esse já existente pelo famosíssimo game God of War.






Como professora e amante da leitura fui "obrigada" a ler....e amei. A dinâmica do livro é apaixonante, literalmente viciei. Recentemente Rick Riordam lançou uma nova coleção desta vez sobre mitologia egípcia. Maravilhoso, o unico problema é que só no próximo ano para sair o ultimo livro da série. Mas deixo aqui a recomendação para quem gostou de Percy Jackson.



Para mais informações visite o site do livro:
http://www.ascronicasdoskane.com.br/

Quem tiver a oportunidade de ler, post seu comentário sobre o que achou do livro!!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RIZICULTURA















Apesar de sua grandeza econômica,o Japão tem enormes desafios,entre os quais o relevo montanhoso,com mais de 40 vulcões ativos e a pequena extensão,fatores que dificultam a produção agrícola e,consequentemente,o abastecimento alimentar da população.



Para superar essa limitação,os japoneses tem utilizado técnicas agrícolas modernas e recursos tecnológicos como o cultivo hidropônico(que usa somente água e nutrientes),obtendo alta produção com boa qualidade.



Nos espaços de planície fica a rizicultura , ou seja , o cultivo de arroz. Mesmo depois de se tornar em um dos países mais industrializados do mundo , o Japão manteve a rizicultura como uma das suas atividades mais importantes.Atualmente , o país sobrevive com folga sem a produção do arroz , porém essa prática está relacionada de forma efetiva nas raízes histórico-cultural do país.




Com a intensa mecanização do campo , os agricultores usam produtos químicos e pesticidas o que reduz consideravelmente o tempo de trabalho.



E vejam só , eles usam o tempo que sobra para exercer uma segunda atividade nas cidades , garantindo assim , maior acúmulo de capital.






PARA SABER MAIS...








quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A vida privada das personalidades históricas




A forma de ensino da História já passou por inúmeras mudanças conforme diferentes ideologias se formaram e se espalharam pelo mundo.

Inicialmente a História ”escrita e ensinada, [...] foi a História oficial, patrocinada e reconhecida pelo Estado, divulgando a sua visão, a sua interpretação.” (MANOEL, 1988). Posteriormente, vemos o surgimento do chamado Materialismo Histórico, baseado nos estudos de Karl Marx. Este tipo de visão prioriza a luta de classes e coloca os meios de produção como a “alavanca” que conduz a História. A partir do entendimento dos meios de produção e da luta entre “patrão x operário” podemos tecer todos os outros aspectos históricos. Observamos aqui mais uma linha de pensamento do que propriamente de método de ensino.

A mais recente linha de estudo é a chamada História Nova, nela utilizamos não apenas materiais “oficiais”, mas todo tipo de contribuição e manifestação cultural de um período. Dentro desta visão, foto, vídeos, música, cartas, depoimentos, pinturas, entre outros podem e devem ser utilizadas para entender a importância de certos fatos na vida daquelas pessoas e das nossas também.


Este dia a dia da história sempre me fascinou, por isso sempre que começo um conteúdo gosto de contar alguns detalhes da forma de vida destas pessoas, a vida privada de quem viveu naquela época. Acredito que este fascínio pelos detalhes tenha atingido boa parte da população atualmente. Prova disso é o sucesso de livros como o de Laurentino Gomes, 1808, que mostra certa humanização dos personagens históricos. Eles não são mais apenas fotos em um livro, podemos vê-los como pessoas de verdade.


Dentro dessa proposta trago agora o link do Museu Imperial em Petrópolis, o qual tive o prazer de visitar. Em "Acervo Digital" encontramos imagens de objetos pessoais da família imperial, o que nos revela o dia a dia destas pessoas e nos permite compreende-las melhor. Você pode também realizar o "Tour Virtual" e conhecer em detalhes o local onde a família imperial brasileira viveu.

http://www.museuimperial.gov.br/

Aproveite e depois........

Comente qual objeto mais lhe chamou a atenção e por quê.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O dia D - Parte II







... Como já disse , nossa supervisora deu o maior apoio ao nosso trabalho , tanto que conseguiu patrocínio com uma empresa de grande porte , a Circullare. Além de patrocinar a impressão os cartazes foram colocados nos ônibus das linhas urbanas , isso foi possível porque os cartazes tem uma grande função social. Ficamos muito felizes já que isso coloca em evidencia o papel que os alunos tem como cidadãos. Com os cartazes em exposição eles se sentiram realmente parte desta sociedade e capaz de melhorá-la. Ou seja, O objetivo final do projeto foi alcançado.


Será???


Gostaríamos da opinião dos envolvido...ou seja...os alunos..


E aí pessoas...o que estão achando de ver seus cartazes nos ônibus???

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Os dekasseguis e zaibatsus

A primeira imagem refere-se ao zaibatsu.




As decorrentes são dos dekasseguis.















Dekasseguis são descendentes de japoneses que nasceram e residem em outros países. O alto nível de educacional da população , a inserção da mulher no mercado de trabalho e a formação deuma sociedade informatizada e competitiva acabam por desestimular a natalidade. Os japoneses , a exemplo dos europeus , encaram os filhos como obstáculo à ascensão econômica da família.




A saída que o Japão tem dado é abertura para a entrada dos dekasseguis para superar a falta de mão-de-obra.




Zaibatsus são poderosos grupos financeiros japoneses controlados por famílias tradicionais , proprietárias de grandes empresas , que se unem e buscam parcerias com o Estado no desenvolvimento de suas atividades produtivas.





Fonte de pesquisa: Atlas National Geographic / Livro Projeto Araribá.













* Você conhece algum dekassegui? Relate seu comentário.




O Monte Fuji

É o local mais alto do país , como já vimos , ele possui 3 776 metros.







Fotos diversas do Japão

O trem bala é um comum meio de transporte entre as cidades japonesas



Vulcões ativos são características muito marcantes.














Segue alguns tipos de construções japonesas




















































As gueixas são ícones quando se fala do Japão






























Esses animais são típicos das regiões do Japão.








































Comidas Típicas

Sushi , Sashimi , Yakissoba são pratos



presentes no dia-a-dia dos japoneses.




Geralmente , essas refeições são servidas cruas.







A base para o preparo da maioria deles é o arroz e peixes crus.

















As cerejeiras


















As cerejeiras tem grande destaque na flora do Japão , quando elas florescem , as cidades praticamente "param" , todos saem dos escritórios , lanchonetes e outros estabelecimentos para passear sob a sombra dessas árvores.

Galeria de fotos do Japão

polvo , são muito utilizados na culinária japonesa







Estas são do cultivo de arroz,







hoje , a rizicultura tem maior importância cultural que econômica.
















Para saber mais...





http://www.nippobrasil.com.br/2.edicao_atual/index.shtml