segunda-feira, 31 de outubro de 2011

As professoras do Projeto...



... Bem pessoal , aí estamos nós :











- Rosi: Professora de Geografia




- Dayane: Professora de História


Vale ressaltar que este trabalho foi mesmo interdisciplinar , e que nos ajudamos mutuamente com muita cumplicidade. E nós duas não viamos a hora de tudo estar pronto...

O dia D - Parte I







Após os cartazes serem editados, pegamos o dinheiro do patrocínio e levamos para imprimir na gráfica. Foi um momento muito especial e emocionate, quando voltamos para buscar os cartazes observamos como valorizou o trabalho dos meninos.
É importante lembrar que nossa supervisora e diretora nos apoioaram desde o começo, quando a ideia era apenas um embrião, tanto que ambas também saíram em busca de patrocínio, e conseguiram!!!!
Foi muito prazeroso ver todo mundo envolvido e a felicidade de todos ao verem os cartazes prontos.



No dia 27 de outubro aconteceu a exposição dos cartazes dentro do Projeto Chá Literário da escola.Demos os retoques finais , adicionamos molduras nos cartazes e os levamos para serem expostos. Novamente nossos agradecimentos, desta vez ao CEPOC pelo emprestimo dos expositores.






Os alunos de outras séries , bem como a comunidade visitaram o nosso espaço e gostaram demais dos trabalhos , tanto na finalização gráfica como também nos assuntos abordados que falam de valores e cidadania.










Viram que lindo os registros desses momentos , para nós professoras , foi muito mágico ( sabe que só de relatar meus olhos ficam marejados de lágrimas rsrsrsrs! ... ...

(PS: Afff...Rose..nem fale...meus bebês cresceram..aauhauahuaha)








4º passo: Editar os trabalhos no computador













A nossa proposta de trabalho começou a ganhar outras formas , pensamos em expor os cartazes na escola dentro de um projeto anua. Nelel os professores trabalham temas com seus alunos e se tem um dia especial para a exposição aberta para toda comunidade. Mas se colocassemos os cartazes no sulfite ficaria simples demais , daí surgiu a ideia de buscar patrocínios para imprimir os trabalhos em no tamanho de cartazes de propaganda mesmo.
Foi o que fizemos. Saímos um dia à tarde pelo próprio bairro e conseguimos angariar fundos suficientes para a impressão dos cartazes. Os meninos começaram a ficar tão envolvidos no trabalho , que alguns confeccionaram mais de um cartaz...
No laboratorio de informática da escola houveram alguns problemas, dependiamos dos proprios alunos para fazer os ajustes necessário no desenho, só que o Linux vem com o programa Gimp os alunos não estão habituados com ele, e pra ser sincera...nem a gente.
Mas...no fim deu tudo certo os alunos que já tem o hábito de editar fotos, levaram os desenhos scaneados para casa e fizeram as adaptações necessarias.






Aproveitando o ensejo , queremos deixar aqui nossos sinceros agradecimentos aos alunos que se dispuseram a buscar patrocínio com a gente. E a comunidade que apoiou o projeto.


3º passo : desenhos prontos no sulfite






























Bom pessoal , o terceiro passo foi fazer os desenhos desejados dentro da proposta de cartazes ideológicos e inserir detalhes com cores e frases. Alguns alunos preferiram deixar o desenho no grafite mesmo. Acham que já está tudo pronto , engano de vocês , alguns desenhos ficaram com errinhos ortográficos ,o que é completamente normal , não é mesmo!?! Alguns foram desenhados e coloridos novamente , houve grupos que tiveram que refazer seu cartaz por quatro vezes , mas ficou dentro do esperado. Apesar de certas dificuldades foi divertido e prazeroso trocar ideias e aprimora-lás. Nsse caso não foi apenas interdisciplinar mas interclasse, os colegas foram cedidos em algumas aulas para auxiliarem com o desenho, a pintura, a pesquisa entre outras coisas. Nosso agradecimento especial aos colegas professores que muito gentilmente colaboraram neste momento.
Bom...terminado afinal a nossa ideia era apenas apresentar esses cartazes entre os próprios alunos, mas outros objetivos foi surgindo ...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dúvidas




Bom, sou obrigada a abrir um parêntese nas postagens, as provas estão chegando e agora..na hora do vamos ver....é que as dúvidaas pipocam na cabeça. E ai todas aquelas cabecinhas que disseram nãooooooooo..nenhuma dúvida se transformam em interrogações de neon.....
Bom galera..última chance..postem nos comentários as dúvidas de vocês com relação a matéria, entretanto sejam especificos na pergunta....pois serei extremamente direta na resposta....é provavel que dependendo do tipo de pergunta e da quantidade de dúvidas eu post as respostas aqui no blog..então fique de olho...

Bjus e..ESTUDEM.....ahuahauhauahu!!

PS: Logo estaremos realizando as postagens da sequencia do projeto Cartazes Ideológicos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atividade de história em quadrinhos

Oi Turma 92...

como o prometido fiz um cadastro para vocês usarem no site: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriasPublicadas.aspx ...se vcs forem usar mande um pedido de senha no email é dayane_historia@yahoo.com.br eu envio a senha ok.

Se vcs quiserem podem fazer seus proprios cadastros também..ok..basta aceitar as regras e preencher o cadastro. Caso tenham alguma duvida, deixem post nos comentários...
Bjus

Bom finde

terça-feira, 18 de outubro de 2011

2º passo : Esboço











...Bom , começamos a por no papel as ideias que foram surgindo a partir dos temas selecionados , todos do grupo deram sua opinião e contribuição para que os desenhos começassem a ser feitos. O mais gostoso até agora foi ver o envolvimento da maioria deles. Muitos grupos rascunharam no papel e depois desenvolveu a ideia direto no computador , os que não conseguiram usar o PC fizeram todo o desenho no sulfite.
Não posso deixar de mencionar a importância da aluna Thamires da turma 93 , que colaborou com seu talento de desenhista para ajudar outros grupos ( inclusive grupos das outras salas ) e aos professores que colaboraram em liberá-la de suas aulas para ajudar na confecção dos cartazes...









segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Passo a passo - 1ª parte: Apresentação aos alunos


A Dayane pediu para que eu passasse os slides de cartazes ideológicos das guerras,o resultado foi surpreendente pois os alunos fizeram relações entre as matérias de História , Geografia e Língua Portuguesa( onde eles já haviam confeccionado cartazes de propaganda de obras literárias que eles estavam lendo). Os alunos conseguiram claramente verificar as informações relatadas nos cartazes , fizeram comentários pertinentes ao assunto dos mesmos.
Então , a Profª Day sugeriu que elaborassemos cartazes ideológicos com temas relacionados ao dia-a-dia dos alunos dentro e fora do contexto escolar , como: Participação da comunidade na Escola , Bullyng , Paz nos estádios , Disperdício de Comida , entre outros.O alunos "compraram" a idéia.
Nas aulas de Artes e Geografia começamos a esboçar no sulfite as ideias que foram surgindo...

O projeto: Cartazes Ideológicos



Cartazes ideológicos ou propagandas ideologicas são aquelas que transmitem uma ideia, ou vendem uma ideia. Ela utiliza imagens e frases fortes para convencer a pessoa, apelando pra sentimentos para atrair a simpatia do publico em geral.
Para montar os slides sobre o assunto utilizei por base informações constantes no livro de história, scaneando as imagens e orientando o trabalho a apartir de 3 principios:
  • Leitura da imagem
  • Leitura do texto
  • Ligação da imagem com o texto
  • Intenção do autor

O mais importante é a interpretação e a ligação disso com a intenção do autor. Posteriormente era dada ao aluno as informações pertinentes para verificação da correta interpretação.
Depois os alunos deveriam utilizar esses recursos na confecção de seus proprios cartazes.

Caso você queira abaixo está disponivel a apresentação utilizada em aula.

http://www.slideshare.net/DayaneBaraldi/cartazes-de-guerra

sábado, 15 de outubro de 2011

A todos os mestres com muito carinho!!




“Professores nunca morrem. Vivem em sua memória para sempre. Eles estavam lá quando você chegou; eles ficaram lá quando você foi embora. Como acessórios. Às vezes lhe ensinavam alguma coisa, mas nem sempre. E você nunca chegava a conhecê-los realmente nem eles a você. Ainda sim, por algum tempo, você acreditava neles. E, se tivesse sorte, talvez um deles acreditasse em você.”

(Kevin Arnold – Anos Incríveis)


Obrigado a todos os mestres que acreditaram em mim!!!


http://youtu.be/MP1wdoHt0II

Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos e que nos faz mais forte e melhores:

FELIZ DIA DO PROFESSOR!!!!

domingo, 9 de outubro de 2011

Uma ideia....um projeto...


Sempre gostei de propaganda, vender produtos e ideias, TV, revistas, jornais e outdoors, acho que porque quando comecei a aprender a ler, estas eram minhas leituras.
Durante a faculdade optei por escrever minha monografia sobre a Censura e no decorrer dos estudos verifiquei que para um governo totalitário funcionar não basta a omissão de informações a propaganda também é vital. Isso ficou claro quando conversando com pessoas mais velhas elas me surpreenderam por falar de todas as coisas boas que aconteceram no período da Ditadura Militar Brasileira. Então comecei minhas buscas por material sobre propaganda ideológica. Encontrei o que queria em um sebo, um livro de Carlos Fico chamado: Reinventando o otimismo: Ditadura propaganda e imaginação social no Brasil.
A monografia pronta, mas a ideia ainda estava na cabeça, quem é meu aluno sabe que sempre toco neste assunto o poder da publicidade.
Este ano como tenho todas as turmas do 9° ano pensei em trabalhar com cartazes da Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria. Entretanto, com apenas três aulas por semana nem sempre é possivel, nessa hora precisamos de parceiros.
Este ano a Rose está com as turmas de 9 ano em Geografia e Artes, então ideia!!!
Mandei um torpedo pra Rose seugerindo uma apresentação de slides sobre o tema, eu montaria a apresentação e ela usaria na aula de artes com os alunos. Ela aceitou e a ideia começou a tomar forma.......


Mais informações sobre o autor:


sábado, 8 de outubro de 2011

Cuidado com o vice...

Quem é o vice-presidente? O vice-governador? O vice-prefeito?


Muitos não saberão responder está pergunta, e nessas oras eu volto a mesma questão: Por que estudar História? Bom se você sabe um pouco de história entenderia que saber quem é o vice do seu candidato é muito importante afinal além dele ser responsável pelo governo na ausência do titular, no Brasil muitos deles chegaram ao governo.
Já no inicio da República o presidente Marechal Deodoro da Fonseca foi substituído pelo Marechal Floriano Peixoto. Deodoro era "pouco habilidoso,não conseguiu administrar as várias forças que queriam participar dos destinos da nação e fechou o Congresso em 3 de novembro de 1891". Acabou não aguentando a pressão e renunciou.Ao assumir Floriano Peixoto deveria convocar novas eleições, já que Deodoro governará por apenas 9 meses. Entretanto manteve o poder e combateu diversas revoltas o que lhe rendeu a alcunha de "Marechal de Ferro"Posteriormente a morte de alguns presidentes abriram a oportunidade para outros vices: Nilo Peçanha assume após a morte de Affonso Pena; Delfim Moreira assumiu no lugar de Rodrigues Alves e Café Filho após o suicídio de Getúlio Vargas. Em 1961 o presidente Jânio Quadros "misteriosamente" renunciou ao Governo Federal, com medo das possíveis ações do vice João Goulart o Exercito implanta um sistema parlamentarista no Brasil, já que na época Jango, como era chamado, estava em missão diplomática na China.

"A instalação do parlamentarismo fez com que João Goulart não tivesse meios para aprovar suas propostas políticas. Mesmo assim, elaborou um plano de governo voltado para três pontos fundamentais: o desenvolvimento econômico, o combate à inflação e a diminuição do déficit público. No entanto, o regime parlamentarista impedia que as questões nacionais fossem resolvidas por meio de uma consistente coalizão política.
O insucesso do parlamentarismo acabou forçando a antecipação do plebiscito que decidiria qual sistema político seria adotado no país. Em 1963, a população brasileira apoiou o retorno do sistema presidencialista, o que acabou dando maiores poderes para João Goulart."

Posteriormente ao tentar implantar as reformas o Exercito liderou um golpe que tirou João Goulart do poder e instaurou uma ditadura de 20 anos. E quando finalmente o Brasil tenta retornar a um processo democrático que assume??? O vice!!

Tancredo Neves foi eleito indiretamente, mas faleceu. Quem assumiu foi o vice José Sarney.


Politicamente seu governo teve grande expressão já que foi nele que foi aprovada a Constituição de 1988, entretanto nas questões econômicas a situação foi mais coroada de derrotas do que de vitórias. Plano Cruzado, Bresser, Verão, toda vez que ouvíamos um "Brasileiros e Brasileiras..." o sangue da população gelava. Inflação, desemprego....as esperanças deveriam ficar para a primeira eleição direta: Vencedor- Fernando Collor de Mello...mas...olha o vice de novo.

Com as denuncias de corrupção, o fracasso econômico e a pressão popular Collor sai de cena após um impeachment e quem assume...o vice Itamar Franco.

Politica desacreditada e economia decadente...e no fim..ele conseguiu controlar a situação, se concentrou em tentar manter transparência em seu governo, foi alvo de piadas e criticas, teve problemas com ministérios e tentativas de controlar os problemas economicos. Por fim conseguiu com em 1994 implantar o Plano Real, que finalmente pois fim aos problemas econômicos na época e garantiu a vitoria de FHC na eleição seguinte.

Reformas, Constituição, Planos econômicos, depois de tudo isso quando for votar, analise cuidadosamente quem é o vice ele pode ser o próximo a decidir o destino do nosso país.


Sites consultados

http://www.brasilescola.com/historiab/itamar-franco.htm

http://www.infoescola.com/historia/governo-de-floriano-peixoto/

http://www.brasilescola.com/historiab/joao-goulart.htm

http://www.historiamais.com/deodoro.htm

http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/4768/1/vices-que-assumiram-a-presidencia-da-republica.html


http://www.brasilescola.com/historiab/jose-sarney.htm

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Por que trabalhar com o Hino Nacional




O patriotismo nunca foi um dos fortes da população brasileira. Alguns acreditam que ele só surge em eventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Entretanto, é neste momento que fica mais evidente a falta deste interesse pela pátria, quando muitas vezes alguns atletas não cantam o Hino Nacional.
Os Hino é um dos Símbolos Pátrios,ou seja, músicas e imagens que simbolizam a Pátria como um todo, território, povo, cultura. Conhece-los é o mínimo de respeito e amor que devemos ter pelo nosso país.
Muitas pessoas acreditam que isso é bobagem, entretanto talvez seja essa a diferença que responda uma pergunta comum entre alunos: "Será que se o Brasil tivesse sido colonizado por outro povo seria diferente?"
Não no sentido de que outro povo seria diferente, apesar dos historiadores não concordarem em fazer conjecturas a maioria acredita que isto não mudaria em nada, já que o tipo de colonização usada no Brasil foi determinada por questões externas como clima, relevo e solo, que eram propícios ao sistema de Plantation. Mas gostaria de lembrar de uma pequena diferença: enquanto na região norte da América muitos vieram com o propósito de construir um novo país, no Brasil o intuito era apenas explorar e voltar para o país de origem.
Talvez alguns acreditem que é bobagem pensar que saber o Hino Nacional vá mudar o futuro do país, mas de algum lugar temos que começar e gosto de acreditar que esse é o primeiro passo.

E você o que pensa? Deixe seu comentário!!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sugestão de filmes

Ilha das Flores






Curta metragem que fala sobre o lixão de Porto Alegre.


Recomendado para alunos que se interessam sobre o meio ambiente e a necessidade do desenvolvimento sustentável além do abismo existente entre as classes sociais.





Acesse no link: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?cod=647&Exib=2769





Documentário, Experimental De Jorge Furtado 1989 13 min



Imagem disponivel em www.lcapromo.com.br/.../02/ilha-das-flores.jpg

Quem sou eu Rosi como professora e aprendiz?


Verifica-se que o papel do professor é muito mais complexo do que se imagina. Hoje somos alvo de uma sociedade que joga todas as responsabilidades para o professor e para a escola. Percebe-se que antigamente havia a educação familiar e a escolar , os pais tinham sua prática educacional “caseira”, e sabiam diferenciar o papel que a escola exercia . Hoje , porém , há uma distorção das competências da escola que faz com que ela seja educadora familiar também.
Além disso , a escola precisa lidar com o avanço tecnológico e assumir papel de orientadora e filtrar as informações em benefício da construção do conhecimento no aluno. Para isso , os professores fazem cursos ,se especializam , se capacitam , e são , a meu ver , os que mais estudam perante toda a comunidade escolar.
Os professores e a escola são articuladores para o processo organizacional da construção do saber do aluno.


Eu como professora me sinto pressionada pela sociedade onde a "a culpa dos problemas do mundo" está relacionada com a competência do nosso ensino. Mas sou persistente,dedicada e sonhadora.


Quem é Dayane como professora e aprendiz?





Atualmente o trabalho do professor é muito mais difícil e complexo do que antes. Primeiro porque a sociedade tem transferido muitas atividades para os professores sem, no entanto, dar suporte para que executemos corretamente, pelo menos o essencial de nossas tarefas: ensinar. Segundo porque hoje nos é exigido muito mais aprimoramento dentro de nossas atividades. A rapidez com que o mundo se transforma não é possível deixarmos de pelo menos tentar acompanhá-lo. Particularmente vejo de forma gritante as mudanças ocorridas na educação, já que estou “prensada” entre fases distintas dessa mudança escolar. Enquanto aluna, vi professores que não se importavam com o aprendizado, professores que deturpavam conceitos que hoje conheço (como construtivismo, por exemplo), professores que acreditavam que sempre estavam certos. Posso dizer que vi o melhor e o pior da educação tradicional. Hoje para mim essas práticas de “sabe tudo” são impensáveis, já que, enquanto aluna, conheço os impactos dessa ação sem reflexão, depois porque meus alunos hoje são muito mais críticos do que eu fui na idade deles. O mundo da informação, e certas mudanças sociais fizeram com que os alunos questionassem as ações dos professores, eles testam nosso conhecimento e nossas ações, nos cobram nossos procedimentos o que de certa forma é bom já que faz com que busquemos sempre mais. Hoje é impensável uma pratica sem fundamentação, sem objetivos e sem reflexões. Eles têm que confiar no professor não pela sua posição, mas porque sabem que estamos sempre nos aprimorando.
Cada ano temos uma turma diferente, com perfil diferente, não podemos, portanto esperar chegar ao mesmo objetivo da mesma forma. É visível o quanto os professores que não conseguem acompanhar essas mudanças se sentem acuados e muitas vezes insatisfeitos. Hoje enquanto professora e aprendiz tento, dentro do possível, refletir cada atividade - antes, durante e depois – em como isso contribui para meu objetivo final: desenvolver as capacidades dos alunos para o conhecimento.