





Para mais informações visite o site do livro:
http://www.ascronicasdoskane.com.br/
Quem tiver a oportunidade de ler, post seu comentário sobre o que achou do livro!!
Errar é humanas, porque só nós temos capacidade de transformar nossos erros em vitórias!!







A forma de ensino da História já passou por inúmeras mudanças conforme diferentes ideologias se formaram e se espalharam pelo mundo.
Inicialmente a História ”escrita e ensinada, [...] foi a História oficial, patrocinada e reconhecida pelo Estado, divulgando a sua visão, a sua interpretação.” (MANOEL, 1988). Posteriormente, vemos o surgimento do chamado Materialismo Histórico, baseado nos estudos de Karl Marx. Este tipo de visão prioriza a luta de classes e coloca os meios de produção como a “alavanca” que conduz a História. A partir do entendimento dos meios de produção e da luta entre “patrão x operário” podemos tecer todos os outros aspectos históricos. Observamos aqui mais uma linha de pensamento do que propriamente de método de ensino.
A mais recente linha de estudo é a chamada História Nova, nela utilizamos não apenas materiais “oficiais”, mas todo tipo de contribuição e manifestação cultural de um período. Dentro desta visão, foto, vídeos, música, cartas, depoimentos, pinturas, entre outros podem e devem ser utilizadas para entender a importância de certos fatos na vida daquelas pessoas e das nossas também.
Este dia a dia da história sempre me fascinou, por isso sempre que começo um conteúdo gosto de contar alguns detalhes da forma de vida destas pessoas, a vida privada de quem viveu naquela época. Acredito que este fascínio pelos detalhes tenha atingido boa parte da população atualmente. Prova disso é o sucesso de livros como o de Laurentino Gomes, 1808, que mostra certa humanização dos personagens históricos. Eles não são mais apenas fotos em um livro, podemos vê-los como pessoas de verdade.
Dentro dessa proposta trago agora o link do Museu Imperial em Petrópolis, o qual tive o prazer de visitar. Em "Acervo Digital" encontramos imagens de objetos pessoais da família imperial, o que nos revela o dia a dia destas pessoas e nos permite compreende-las melhor. Você pode também realizar o "Tour Virtual" e conhecer em detalhes o local onde a família imperial brasileira viveu.
http://www.museuimperial.gov.br/
Aproveite e depois........
Comente qual objeto mais lhe chamou a atenção e por quê.

... Como já disse , nossa supervisora deu o maior apoio ao nosso trabalho , tanto que conseguiu patrocínio com uma empresa de grande porte , a Circullare. Além de patrocinar a impressão os cartazes foram colocados nos ônibus das linhas urbanas , isso foi possível porque os cartazes tem uma grande função social. Ficamos muito felizes já que isso coloca em evidencia o papel que os alunos tem como cidadãos. Com os cartazes em exposição eles se sentiram realmente parte desta sociedade e capaz de melhorá-la. Ou seja, O objetivo final do projeto foi alcançado.
Será???
Gostaríamos da opinião dos envolvido...ou seja...os alunos..
E aí pessoas...o que estão achando de ver seus cartazes nos ônibus???
A primeira imagem refere-se ao zaibatsu.
As decorrentes são dos dekasseguis.
Para saber mais...
http://www.nippobrasil.com.br/2.edicao_atual/index.shtml
Planejamento de Atividade Pedagogia: Cartazes Ideológicos
Disciplinas: Artes, Geografia e História
Recursos: Data show, sulfite, lápis de cor, scanner, laboratório de informática.
Objetivos:
Desenvolvimento:
Produto final: Exposição dos cartazes
Avaliação: A avaliação será feita ao longo do trabalho verificando a capacidade de interpretação, contextualização e confecção de propagandas ideológicas. O aluno deverá utilizar os recursos analisados para confeccionar seu próprio cartaz.
Essas são imagens

