
O Selo Escola Solidária foi criado em 2003 com o objetivo de identificar, reconhecer e fortalecer projetos de cidadania. Ele é realizado em parceria com o MEC, Consed (Consenho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.
Participam escola de educação básica, públicas e particulares, em todos os estados brasileiros, já foram reconhecidas 23.688 escolas e este ano nossa escola recebeu este selo.
O Projeto que nos rendeu este selo foi desenvolvido a partir do interesse dos alunos do 9º ano em auxiliar a escola. Através da parceria com a Polícia Militar e o projeto JCC (Jovens Construindo a Cidadania) os alunos levantaram junto a comunidade escolar algumas necessidades e organizaram planos de ação.
Dois deles merecem destaque:
Organização do recreio:
Os alunos se revezavam em turnos, auxiliando na organização das filas, fazendo um trabalho de conscientização sobre desperdício de alimento, limpeza do local, entre outras coisas.
Aulas de reforço:
Com o intuito de elevar o IDEB da escola eles se reuniram e após as aulas fizeram grupos de estudo, onde os alunos mais adiantados auxiliavam os colegas, não apenas em Matemática e Português, mas também em outras disciplinas.
Além destas atividade, houve intensa participação destes alunos em diversos outros eventos como a banda, teatro e orquestra. É notável a responsabilidade e cooperação destes alunos para com a escola e a comunidade. (Como pode ser visto nas postagens anteriores deste mesmo blog).
Gostaríamos de parabenizar a escola e os alunos pelo excelente trabalho, a escola conseguiu atingir o objetivo da educação, não apenas uma formação acadêmica, mas uma formação cidadã.
As experiências das escolas vencedoras estão no site
www.seloescolasolidaria.org.br