domingo, 31 de março de 2013

Entre os muitos conhecimentos desenvolvidos pelos akan – grupo cultural presente no Gana, Costa do Marfim e no Togo, países da África do Oeste – destaca-se a utilização de um sistema de símbolos para transmitir ideias. Cada símbolo está associado a um provérbio ou ditado específico, enraizado na experiência dos akan. O conjunto desses símbolos, chamados adinkra, formam um sistema de preservação e transmissão dos valores acumulados pelos akan.
Estes símbolos são um tipo de escritura pictográfica, semelhante aos ideogramas orientais, e é utilizada amplamente no cotidiano dessa sociedade desde tecidos, cerâmica, arquitetura e em objetos de bronze.
Da mesma maneira que os documentos escritos materializam a história nas sociedades ocidentais, em muitas culturas africanas é a arte que traz o conhecimento do passado até o presente.
Alguns simbolos:
 SAnkofa: significa "volte e pegue o que importa". Quer dizer que é importante para todos voltar ao passado para aprender lições que a vida nos deu, a fim de usá-las com sabedoria no presente. APRENDIZAGEM.
  BESE SAKA: "saco de nozes de cola" Símbolo de riqueza, poder, abundância, muita união e unidade.
 MATE MASIE:"O que eu ouço, eu continuo" Símbolo do conhecimento, sabedoria e prudência. O significado implícito da frase "mate Masie" é "eu entendo". Entendimento significa sabedoria e conhecimento, mas representa também a prudência de se levar em consideração o que outra pessoa disse.
  AKOMA:Símbolo de paciência e tolerância. De acordo com Agbo, quando uma pessoa é dito que "ter um coração na barriga", essa pessoa é muito tolerante.


Mais informações:
http://www.casadasafricas.org.br/adinkras/
http://equipebetinho.blogspot.com.br/2011/09/tabela-com-nomes-e-significados-dos.html