Já no inicio da República o presidente Marechal Deodoro da Fonseca foi substituído pelo Marechal Floriano Peixoto. Deodoro era "pouco habilidoso,não conseguiu administrar as várias forças que queriam participar dos destinos da nação e fechou o Congresso em 3 de novembro de 1891". Acabou não aguentando a pressão e renunciou.Ao assumir Floriano Peixoto deveria convocar novas eleições, já que Deodoro governará por apenas 9 meses. Entretanto manteve o poder e combateu diversas revoltas o que lhe rendeu a alcunha de "Marechal de Ferro"
Posteriormente a morte de alguns presidentes abriram a oportunidade para outros vices: Nilo Peçanha assume após a morte de Affonso Pena; Delfim Moreira assumiu no lugar de Rodrigues Alves e Café Filho após o suicídio de Getúlio Vargas.
Em 1961 o presidente Jânio Quadros "misteriosamente" renunciou ao Governo Federal, com medo das possíveis ações do vice João Goulart o Exercito implanta um sistema parlamentarista no Brasil, já que na época Jango, como era chamado, estava em missão diplomática na China. "A instalação do parlamentarismo fez com que João Goulart não tivesse meios para aprovar suas propostas políticas. Mesmo assim, elaborou um plano de governo voltado para três pontos fundamentais: o desenvolvimento econômico, o combate à inflação e a diminuição do déficit público. No entanto, o regime parlamentarista impedia que as questões nacionais fossem resolvidas por meio de uma consistente coalizão política.
O insucesso do parlamentarismo acabou forçando a antecipação do plebiscito que decidiria qual sistema político seria adotado no país. Em 1963, a população brasileira apoiou o retorno do sistema presidencialista, o que acabou dando maiores poderes para João Goulart."
Posteriormente ao tentar implantar as reformas o Exercito liderou um golpe que tirou João Goulart do poder e instaurou uma ditadura de 20 anos. E quando finalmente o Brasil tenta retornar a um processo democrático que assume??? O vice!!
Tancredo Neves foi eleito indiretamente, mas faleceu. Quem assumiu foi o vice José Sarney.
Politicamente seu governo teve grande expressão já que foi nele que foi aprovada a Constituição de 1988, entretanto nas questões econômicas a situação foi mais coroada de derrotas do que de vitórias. Plano Cruzado, Bresser, Verão, toda vez que ouvíamos um "Brasileiros e Brasileiras..." o sangue da população gelava. Inflação, desemprego....as esperanças deveriam ficar para a primeira eleição direta: Vencedor- Fernando Collor de Mello...mas...olha o vice de novo.
Com as denuncias de corrupção, o fracasso econômico e a pressão popular Collor sai de cena após um impeachment e quem assume...o vice Itamar Franco.
Politica desacreditada e economia decadente...e no fim..ele conseguiu controlar a situação, se concentrou em tentar manter transparência em seu governo, foi alvo de piadas e criticas, teve problemas com ministérios e tentativas de controlar os problemas economicos. Por fim conseguiu com em 1994 implantar o Plano Real, que finalmente pois fim aos problemas econômicos na época e garantiu a vitoria de FHC na eleição seguinte.
Reformas, Constituição, Planos econômicos, depois de tudo isso quando for votar, analise cuidadosamente quem é o vice ele pode ser o próximo a decidir o destino do nosso país.
Sites consultados
http://www.brasilescola.com/historiab/itamar-franco.htm
http://www.infoescola.com/historia/governo-de-floriano-peixoto/
http://www.brasilescola.com/historiab/joao-goulart.htm
http://www.historiamais.com/deodoro.htm
http://www.brasilescola.com/historiab/jose-sarney.htm


Postei um comentário para Dayane lá no meu Blog.
ResponderExcluirClaudinelho professor MOJ.
ResponderExcluirnão havia ainda pensado sobre a questão dos vices na história do Brasil gostei muito do assunto, vou aprofundar mais para ver a importância que eles tem em nossa história.
Rafaela 93-MOJ.
ResponderExcluirLendo isso concluo que em quase todos os casos creio que foi os vices que derrubaram os Presidentes para serem felizes para sempre ocupando seus lugares.
Nathalia Coppa (CEPOC 7o ano)
ResponderExcluirAdorei o assunto.voce tem razao de que e importante conhecermos o vice de nosso candidato.se nao tivesse um vice, o governo ficaria descontrolado!
E é isso aí meninas. Que lindo ver o Blog bombando com os comentários dos alunos e professores. Essa é uma das formas de se utilizar Blogs na educação.
ResponderExcluir