quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Atentado terrorista ou consequência de guerra?



Ao ver as publicações da Rosi sobre o Japão lembrei de um debate no facebook que a professora Leticia estava comentando. Foi durante as homenagens ao 11 de setembro, e a questão era se a bomba atômica jogada em Hiroshima e Nagasaki em 1945, foi um atentado terrorista ou uma "consequencia de guerra".

De acordo com a wikipédia terrorismo é " o uso de violência, física ou psicológica, através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada (grifo meu) , de modo a incutir medo, terror, e assim obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Terrorismo).

Bom se considerarmos que a bomba foi jogada contra a POPULAÇÃO com o intuito de amedrontar o restante do povo e o próprio governo japonês e forçar a rendição japonesa então podemos considerar como um atentado terrorista.

Obviamente alguns não intitulariam esse acontecimento desta forma por considerar terrorismo apenas quando é um ato de um grupo especifico e não de um país, além disso uilizaram o contexto da guerra.

Além disso a palavra passou por uma nova resignificação ao longo dos anos, durante a Guerra Fria ela foi intimamente ligada ao contexto revolucionário, assim todas as ações da chamada esquerda eram classificadas como terrorista..algo muito conveniente para as ideologias capitalistas do periodo.

Hoje,após o atentado de 11 de setembro, terrorismo vieou sinonimo de "muçulmano", "árabe" e outras designações utilizadas de forma pejorativa de certa forma a certos meios de comunicação contribuem para essa visão, incutindo em cada cidadão um eterno pavor a simples visão de alguem moreno e de barba.

Bom voltando a questão da guerra espero ter fornecido algumas informações que auxiliem vcs a tirarem suas próprias conclusões. Gostaria de lembrar também que a alegação de que a bomba foi necessária para agilizar o fim da guerra e "evitar mais mortos" é extremamente questionável.

E vc? Qual a sua opinião? Vamos estender este debate. Para maiore informações segue alguns links sobre o assunto.

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2005/08/12/000.htm
http://bloghistoriacritica.blogspot.com/2009/11/2-guerra-mundial.html

Um comentário: