Errar é humanas, porque só nós temos capacidade de transformar nossos erros em vitórias!!
sábado, 12 de maio de 2012
Diferentes formas de ver a guerra
Desde o inicio da humanidade houveram disputas e por consequência: guerras. A necessidade de melhores condições de vida, a busca por regiões mais prosperas levou o homem a lutar, até que um dia chegou a GANANCIA. O "Eu preciso de mais!" Então tudo "desandou".....
Alguns podem acreditar que isso também aconteceu a muito tempo, de certa forma sim, entretanto a guerra como "negocio" não é tão recente assim.
Apesar de acharmos certas praticas de guerra, no período da Antiguidade e Idade Média, repulsivas, tudo estava dentro de um parâmetro, de certas regras e sobretudo de valores, hoje a única coisa que conta são os valores monetários. O autor Eric Hobsbawm lembra em seu livro A era dos Extremos dois pontos importantes que diferem as formas de ver a guerra, antes a ela terminava com a "incapacitação das Forças Militares inimigas e não até o extermínio de uma das partes" e claro “ a guerra se travava contra combatentes”, o século XX trouxe a morte de civis.
O mais importante na mudança desse processo é a quantidade e extensão da catrástofe humana, essas pessoas viraram números, ou seja, houve uma desumanização. Ninguém mais se lembra que esses números na verdade são seres humanos, mães, pais, filhos, amigos, maridos, enfim que por trás de um "número" existe uma família desfeita, órfãos, dor, sofrimento.
Na Antiguidade ambos os lados tinham direito de enterrar seus mortos, ou pelo menos chorar sua perda. Hoje, nem o direito de reaver o corpo se tem mais.
Este ano temos Olimpíadas, na Antiguidade as guerras eram suspensas por causa dos jogos. Alguma guerra por uma acaso vai parar por causa disso?
Não, no século XX a guerra é que parou com os jogos. (As Olimpíadas de 1916 foram canceladas devido a I Guerra Mundial).
Então eu volto a bater no mesmo ponto da ultima postagem, será que estamos evoluindo???
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Evoluindo??? Mas pra onde???
Evolução: 3. Sucessão de acontecimentos em que cada um está condicionado pelo(os) anterior(es). 4.Desenvolvimento. Dicionário Aurélio, pág 407).
Essa palavra sempre me lembra continuidade e melhoria, talvez por causa da teoria evolucionista, adaptação, melhoria, sobrevivência. Hoje no entanto seu significado se perdeu para mim, a não ser talvez pela "sucessão de acontecimentos", sem ser melhor ou pior. Fica a pergunta: Evoluímos?
Muitos podem me criticar e apontar "N" avanços tecnológicos, médicos, enfim, um sem numero de mudanças que nos propiciaram conforto e bem estar. Entretanto, acredito que isso é apenas uma máscara. Que a mudança aconteceu, não há dúvida, agora em relação a melhoria, tem inúmeras ressalvas.
Primeiro, o óbvio, a "melhoria" não foi para todos. Isso é nítido, sabido e estudado, mas até hoje não resolvido.
E segundo simplesmente porque o SER HUMANO não "evoluiu", pelo contrario, a cada ano que passa as pessoas estão perdendo sua humanidade, sua capacidade de se relacionar, de conviver. Eu adoro ficar no facebook, mas vamos ser realistas, quantas dessas pessoas nós mantemos contato realmente. "Pra que visitá-la, vou mandar uma mensagem", postamos um "Quem ama sua mãe compartilha", mas quantos realmente foram até ela dizer isso olhando nos olhos. Postamos uma "Campanha por melhorias", mas quantos realmente participaram de ações concretas para que isso aconteça.
Não estou sendo hipócrita, eu mesma faço muitas dessas coisas, e é por isso que comecei a pensar melhor sobre o assunto. Também não estou fazendo apologia contra a tecnologia, é claro que ela é de grande importância.
Só que não conseguimos encontrar um equilíbrio entre os dois aspectos. Tentar agregar um ao outro e então realmente EVOLUIRMOS.
O auto Eric Hobsbawm levanta em seu livro A era dos Extremos várias mudanças neste ultimo século que acarretaram perda, se por um lado o século XX praticamente anulou o tempo e as distâncias interligando o mundo todo com sua tecnologia, observamos que antes o mundo era mais culto, o avanço alterou o padrão de conhecimento necessário, criou-se o analfabetismo funcional,que atualmente é um dos maiores problemas dos educadores do século XXI. Criou-se a ideia de que não é necessário saber, porquê; O Google responde tudo, e TUDO não quer dizer necessariamente certo e o mais importante, não significa que você não precisa pensar a respeito. O problema não está em adquirir o conhecimento, mas "digeri-lo" e isso, sinto muito o Google não pode fazer por ninguém.
Vamos refletir um pouco sobre isso, vamos PENSAR, FALAR, DISCUTIR e então realmente EVOLUIR. E agora saia da net, e vá bater papo com alguém na sua casa, rua, vá conversar com a sua mãe, pai, irmão, amigo, porque relacionamento se aprende na pratica e não com o GOOGLE!!
Essa é a tarefa para o fim de semana!!
Assinar:
Comentários (Atom)


