Errar é humanas, porque só nós temos capacidade de transformar nossos erros em vitórias!!
sábado, 12 de maio de 2012
Diferentes formas de ver a guerra
Desde o inicio da humanidade houveram disputas e por consequência: guerras. A necessidade de melhores condições de vida, a busca por regiões mais prosperas levou o homem a lutar, até que um dia chegou a GANANCIA. O "Eu preciso de mais!" Então tudo "desandou".....
Alguns podem acreditar que isso também aconteceu a muito tempo, de certa forma sim, entretanto a guerra como "negocio" não é tão recente assim.
Apesar de acharmos certas praticas de guerra, no período da Antiguidade e Idade Média, repulsivas, tudo estava dentro de um parâmetro, de certas regras e sobretudo de valores, hoje a única coisa que conta são os valores monetários. O autor Eric Hobsbawm lembra em seu livro A era dos Extremos dois pontos importantes que diferem as formas de ver a guerra, antes a ela terminava com a "incapacitação das Forças Militares inimigas e não até o extermínio de uma das partes" e claro “ a guerra se travava contra combatentes”, o século XX trouxe a morte de civis.
O mais importante na mudança desse processo é a quantidade e extensão da catrástofe humana, essas pessoas viraram números, ou seja, houve uma desumanização. Ninguém mais se lembra que esses números na verdade são seres humanos, mães, pais, filhos, amigos, maridos, enfim que por trás de um "número" existe uma família desfeita, órfãos, dor, sofrimento.
Na Antiguidade ambos os lados tinham direito de enterrar seus mortos, ou pelo menos chorar sua perda. Hoje, nem o direito de reaver o corpo se tem mais.
Este ano temos Olimpíadas, na Antiguidade as guerras eram suspensas por causa dos jogos. Alguma guerra por uma acaso vai parar por causa disso?
Não, no século XX a guerra é que parou com os jogos. (As Olimpíadas de 1916 foram canceladas devido a I Guerra Mundial).
Então eu volto a bater no mesmo ponto da ultima postagem, será que estamos evoluindo???
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário