Errar é humanas, porque só nós temos capacidade de transformar nossos erros em vitórias!!
sábado, 12 de maio de 2012
Diferentes formas de ver a guerra
Desde o inicio da humanidade houveram disputas e por consequência: guerras. A necessidade de melhores condições de vida, a busca por regiões mais prosperas levou o homem a lutar, até que um dia chegou a GANANCIA. O "Eu preciso de mais!" Então tudo "desandou".....
Alguns podem acreditar que isso também aconteceu a muito tempo, de certa forma sim, entretanto a guerra como "negocio" não é tão recente assim.
Apesar de acharmos certas praticas de guerra, no período da Antiguidade e Idade Média, repulsivas, tudo estava dentro de um parâmetro, de certas regras e sobretudo de valores, hoje a única coisa que conta são os valores monetários. O autor Eric Hobsbawm lembra em seu livro A era dos Extremos dois pontos importantes que diferem as formas de ver a guerra, antes a ela terminava com a "incapacitação das Forças Militares inimigas e não até o extermínio de uma das partes" e claro “ a guerra se travava contra combatentes”, o século XX trouxe a morte de civis.
O mais importante na mudança desse processo é a quantidade e extensão da catrástofe humana, essas pessoas viraram números, ou seja, houve uma desumanização. Ninguém mais se lembra que esses números na verdade são seres humanos, mães, pais, filhos, amigos, maridos, enfim que por trás de um "número" existe uma família desfeita, órfãos, dor, sofrimento.
Na Antiguidade ambos os lados tinham direito de enterrar seus mortos, ou pelo menos chorar sua perda. Hoje, nem o direito de reaver o corpo se tem mais.
Este ano temos Olimpíadas, na Antiguidade as guerras eram suspensas por causa dos jogos. Alguma guerra por uma acaso vai parar por causa disso?
Não, no século XX a guerra é que parou com os jogos. (As Olimpíadas de 1916 foram canceladas devido a I Guerra Mundial).
Então eu volto a bater no mesmo ponto da ultima postagem, será que estamos evoluindo???
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Evoluindo??? Mas pra onde???
Evolução: 3. Sucessão de acontecimentos em que cada um está condicionado pelo(os) anterior(es). 4.Desenvolvimento. Dicionário Aurélio, pág 407).
Essa palavra sempre me lembra continuidade e melhoria, talvez por causa da teoria evolucionista, adaptação, melhoria, sobrevivência. Hoje no entanto seu significado se perdeu para mim, a não ser talvez pela "sucessão de acontecimentos", sem ser melhor ou pior. Fica a pergunta: Evoluímos?
Muitos podem me criticar e apontar "N" avanços tecnológicos, médicos, enfim, um sem numero de mudanças que nos propiciaram conforto e bem estar. Entretanto, acredito que isso é apenas uma máscara. Que a mudança aconteceu, não há dúvida, agora em relação a melhoria, tem inúmeras ressalvas.
Primeiro, o óbvio, a "melhoria" não foi para todos. Isso é nítido, sabido e estudado, mas até hoje não resolvido.
E segundo simplesmente porque o SER HUMANO não "evoluiu", pelo contrario, a cada ano que passa as pessoas estão perdendo sua humanidade, sua capacidade de se relacionar, de conviver. Eu adoro ficar no facebook, mas vamos ser realistas, quantas dessas pessoas nós mantemos contato realmente. "Pra que visitá-la, vou mandar uma mensagem", postamos um "Quem ama sua mãe compartilha", mas quantos realmente foram até ela dizer isso olhando nos olhos. Postamos uma "Campanha por melhorias", mas quantos realmente participaram de ações concretas para que isso aconteça.
Não estou sendo hipócrita, eu mesma faço muitas dessas coisas, e é por isso que comecei a pensar melhor sobre o assunto. Também não estou fazendo apologia contra a tecnologia, é claro que ela é de grande importância.
Só que não conseguimos encontrar um equilíbrio entre os dois aspectos. Tentar agregar um ao outro e então realmente EVOLUIRMOS.
O auto Eric Hobsbawm levanta em seu livro A era dos Extremos várias mudanças neste ultimo século que acarretaram perda, se por um lado o século XX praticamente anulou o tempo e as distâncias interligando o mundo todo com sua tecnologia, observamos que antes o mundo era mais culto, o avanço alterou o padrão de conhecimento necessário, criou-se o analfabetismo funcional,que atualmente é um dos maiores problemas dos educadores do século XXI. Criou-se a ideia de que não é necessário saber, porquê; O Google responde tudo, e TUDO não quer dizer necessariamente certo e o mais importante, não significa que você não precisa pensar a respeito. O problema não está em adquirir o conhecimento, mas "digeri-lo" e isso, sinto muito o Google não pode fazer por ninguém.
Vamos refletir um pouco sobre isso, vamos PENSAR, FALAR, DISCUTIR e então realmente EVOLUIR. E agora saia da net, e vá bater papo com alguém na sua casa, rua, vá conversar com a sua mãe, pai, irmão, amigo, porque relacionamento se aprende na pratica e não com o GOOGLE!!
Essa é a tarefa para o fim de semana!!
terça-feira, 17 de abril de 2012
Aprofundando estudos - convite

Bom, como alguns devem saber, eu, professora Dayane, estou temporariamente afastada da escola. Então vou aproveitar estas férias "forçadas" para colocar a leitura em dia.
O primeiro livro da minha lista é "A era dos extremos - O breve século XX 1914-1991" do autor Eric Hobsbawn.
Na verdade eu já comecei a ler este livro várias vezes, e sempre acabava parando, principalmente na epoca de fechar as notas. O problema é que toda vez que vou voltar a ler eu tenho que começar de novo, pois não consigo seguir daquele ponto.
Além disso este livro é gostoso para debatermos, o autor escreve de uma forma que te incita a pensar, questionar e querer saber mais.
Desta foram convido a todos que acompanham o blog, principalmente ex-alunos, para juntos conhecermos este, que é leitura obrigatoria para quem curte história.
Bjus a todos
Dayane
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
O que ficou do ouro mineiro

Uma das grandes vantagens da internet é podemos conhecer inúmeros lugares sem sair do lugar. Obviamente que eu preferia levar os alunos a um passeio por diversas cidades mineiras fundadas no período da mineração..mas infelizmente isso não é possível. Então vamos usar os recursos que temos a mão:
O link acima traz várias informações sobre as cidades históricas mineiras. Neste momento destaco a cidade de Tiradentes e São João Del Rei, as quais falamos em sala de aula e vimos algumas fotos. Infelizmente ele não traz fotos do interior da Igreja de Santo Antônio, mas se você procurar nas imagens do Google pode achar alguns detalhes. No caso de Tiradentes além do Patrimônio Histórico devo destacar também o Patrimônio Ambiental que é Serra São José.
Já no link http://www.cidadeshistoricas.art.br podemos ter informações de outras cidades brasileira importantes no período colonial como Paraty no Rio de Janeiro. Além de uma rica história pré-cabraliana, os índios guaianá viveram muito tempo nessa região, essa região era parada obrigatória de quem quisesse seguir do Rio de Janeiro para a região das minas.
Agora aproveite e veja as belezas e as histórias de outras cidades brasileira e post seu comentário, qual cidade você mais gostou e gostaria de conhecer?
domingo, 29 de janeiro de 2012
Renascimento - parte 1

( A Virgem e o Menino com Santa Anna - Leonardo Davinci )
De acordo com o livro Toda História (Arruda e Piletti - Pág. 158) O Renascimento foi um revolução cultural iniciada na "península Itálica no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Os artistas, escritores e pensadores renascentistas exprimiam em suas obras os ideais, os valores e a visão do mundo da nova sociedade que emergia da crise do mundo feudal".
O nome Renascimento foi utilizado porque os pensadores consideravam a cultura morta no período da Idade Média, devido ao grande controle exercido pela igreja.
O nome não pode ser levado ao pé da letra, já que o fato da cultura ser voltada para a fé não implica na sua inexistência.
Mas independente disto é inegável a riqueza desta época onde grandes mestres das mais diversas área da cultura deixaram suas marcas.
Trabalhar este conteúdo com os alunos é maravilhoso porque você pode explorar diversas possibilidades criativas.
Além de algumas informações sobre este período pretendo postar algumas destas atividades realizadas.
A imagem foi retirada deste site:
lá vcs também encontrão mais informações.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Atentado terrorista ou consequência de guerra?

Ao ver as publicações da Rosi sobre o Japão lembrei de um debate no facebook que a professora Leticia estava comentando. Foi durante as homenagens ao 11 de setembro, e a questão era se a bomba atômica jogada em Hiroshima e Nagasaki em 1945, foi um atentado terrorista ou uma "consequencia de guerra".
De acordo com a wikipédia terrorismo é " o uso de violência, física ou psicológica, através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada (grifo meu) , de modo a incutir medo, terror, e assim obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Terrorismo).
Bom se considerarmos que a bomba foi jogada contra a POPULAÇÃO com o intuito de amedrontar o restante do povo e o próprio governo japonês e forçar a rendição japonesa então podemos considerar como um atentado terrorista.
Obviamente alguns não intitulariam esse acontecimento desta forma por considerar terrorismo apenas quando é um ato de um grupo especifico e não de um país, além disso uilizaram o contexto da guerra.
Além disso a palavra passou por uma nova resignificação ao longo dos anos, durante a Guerra Fria ela foi intimamente ligada ao contexto revolucionário, assim todas as ações da chamada esquerda eram classificadas como terrorista..algo muito conveniente para as ideologias capitalistas do periodo.
Hoje,após o atentado de 11 de setembro, terrorismo vieou sinonimo de "muçulmano", "árabe" e outras designações utilizadas de forma pejorativa de certa forma a certos meios de comunicação contribuem para essa visão, incutindo em cada cidadão um eterno pavor a simples visão de alguem moreno e de barba.
Bom voltando a questão da guerra espero ter fornecido algumas informações que auxiliem vcs a tirarem suas próprias conclusões. Gostaria de lembrar também que a alegação de que a bomba foi necessária para agilizar o fim da guerra e "evitar mais mortos" é extremamente questionável.
E vc? Qual a sua opinião? Vamos estender este debate. Para maiore informações segue alguns links sobre o assunto.
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2005/08/12/000.htm
http://bloghistoriacritica.blogspot.com/2009/11/2-guerra-mundial.html
Tudo novo...de novo....

Férias....que delícia!!! Mas....ela só existe porque temos o outro lado...o trabalho..então...vamos trabalhar...em 2012 vamos postar mais conteúdos de interesses gerais..dicas de filmes e livros ..trabalhos legais que foram feitos..e para melhorar mais esperamos a participação de todos com sugestões de temas na área de humanas..mande sua dúvida ou sugestão e teremos prazer em ajudá-los..!!
Aguardo vcs!! Lembrem-se que cada um tem que fazer o seu papel...teremos prazer em ajudar ..mas..precisamos saber em que!!
bjus!!!!!!!!!!
Assinar:
Comentários (Atom)




